Secretaria Municipal de Saúde

UBS SÃO JOSÉ

ATENDIMENTO:  Via presencial  - Rua Primavera, S/n° - Nova Barra do Garças
Horário de Atendimento:     Das 07:00 - 11:00 / 13:00 - 23:00
Documento necessários:     RG, CPF e Cartão SUS.  Telefone:  (66) 3401-3979
Atendimento prioritário: De acordo com a Legislações  Federal 10.048/2000 e Lei Nº 13.466/2017.

Tem uma estrutura contendo:

 Recepção;
 Administração;
 Coordenação;
 Banheiros(05);
 Copa;
 Consultório Odontológico;
 Sala de Eletrocardiograma;
 Triagem;
 Sala de injetáveis (Coleta de exames);
 Almoxarifado;
 Consultório médico (02);
 Sala de curativo;
 Esterilização;
 Expurgo;
 Farmácia Básica.

Horário de funcionamento:

inicia-se as 07:00 hrs e encerra-se as
00:00hrs.

 

​137 SERVIÇOS PRESTADOS PELA UBS SÃO JOSÉ

  1. Análise epidemiológica da situação de saúde local;

  2. Discussão e acompanhamento dos casos de violências (doméstica, sexual e/ou outras violências) em parceria com outros setores;

  3. Emissão de atestados médicos e laudos, incluindo declaração de óbito, quando solicitados e indicados;

  4. Identificar e acompanhar adultos, idosos, crianças e adolescentes inscritos no Programa Bolsa Família ou outros programas de assistência social ou benefícios sociais;

  5. Identificar, mapear e adotar medidas, em seu território de atuação, com relação a prováveis áreas de risco relativos ao controle de vetores, reservatórios e animais peçonhentos, em conjunto com a vigilância em saúde;

  6. Imunização conforme Calendário Vacinal da criança e do adolescente, orientação aos pais ou responsáveis, avaliação e monitoramento da situação vacinal e busca ativa de faltosos;

  7. Imunização conforme Calendário Vacinal do adulto e do idoso, atentando para situações de surtos de doenças imunopreviníveis e situações clínicas específicas;

  8. Investigação de óbitos em mulheres em idade fértil em conjunto com a vigilância em saúde;

  9. Investigação de óbitos infantis e fetais em conjunto com a vigilância em saúde;

  10. Rastreamento e aconselhamento para uso abusivo de medicamentos e polifarmácia;

  11. Notificação das doenças de notificação compulsória e ações de vigilância em saúde do adulto, do idoso, da criança e do adolescente em conjunto com os serviços de vigilância em saúde;

  12. Vigilância do recém-nascido de risco/vulnerável tendo por base os registros e informes oferecidos pelas maternidades;

  13. Aconselhamento para introdução da alimentação complementar na criança, de acordo com as diretrizes vigentes;

  14. Consulta para acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança (pesar, medir e avaliar o desenvolvimento registrando na caderneta da criança);

  15. Desenvolvimento de ações de promoção à saúde relacionadas ao reconhecimento étnico-racial, acolhimento e respeito à diversidade religiosa, acolhimento e respeito à diversidade sexual, estratégias que contribuam para a promoção da convivência pacífica e respeitosa e atividades que fortaleçam vínculos familiares e comunitários;

  16. Estímulo à adoção de hábitos de vida saudáveis, como alimentação adequada e saudável, práticas corporais e atividades físicas, controle do álcool, tabaco e outras drogas, entre outros;

  17. Promoção da paternidade responsável e ativa;

  18. Promoção de alimentação e hábitos saudáveis na criança e no adolescente;

  19. Promoção do envelhecimento ativo e saudável;

  20. Promoção e apoio ao aleitamento materno exclusivo até 6 meses e continuado até 2 anos ou mais e manejo de problemas relacionados à lactação;

  21. Promoção, aconselhamento e cuidado integral à saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes: orientação individual e em grupos de métodos contraceptivos; gestão de risco; oferta e dispensa de insumos de prevenção e testes rápidos;

  22. Assistência ao pré-natal da gestante e do parceiro, com utilização da Caderneta da Gestante;

  23. Assistência no período do puerpério;

  24. Assistência à mulher no período do climatério;

  25. Abordagem em saúde sexual e reprodutiva: orientação individual e em grupos de métodos contraceptivos; gestão de risco; oferta e dispensação de insumos de prevenção e testes rápidos; disfunções sexuais; avaliação pré-concepção; diagnóstico precoce de gravidez e orientação sobre infertilidade conjugal;

  26. Manejo de problemas ginecológicos mais comuns: sangramento uterino anormal, miomatose, corrimento vaginal (abordagem sindrômica) e dor pélvica;

  27. Prevenção, identificação, acolhimento e acompanhamento de situações de violência contra mulheres, violência sexual, intrafamiliar e de gênero, preferencialmente em parceria intersetorial com serviços de assistência social e segurança pública;

  28. Manejo de problemas mamários comuns relacionados à lactação;

  29. Rastreamento para neoplasia de colo uterino e acompanhamento da mulher com diagnóstico de câncer do colo uterino;

  30. Rastreamento para neoplasia de mama e acompanhamento da pessoa com diagnóstico de câncer de mama;

  31. Atendimento domiciliar para pessoas idosas restritas ao lar ou com dificuldade de mobilidade, incluindo informações, orientações de saúde, aconselhamento e apoio aos familiares/cuidadores;

  32. Identificação e acompanhamento da pessoa idosa vulnerável, em risco de declínio funcional ou frágil (multimorbidades, polifarmácia, internações recentes, incontinência esfincteriana, quedas recorrentes, alteração de marcha e equilíbrio, comprometimento cognitivo, comprometimento sensorial, perda de peso não intencional, dificuldade de mastigação e/ou deglutição, sinais e sintomas de transtornos de humor, insuficiência familiar, isolamento social, suspeitas de violência, grau de dependência para atividades da vida diária) com o estabelecimento de um plano de cuidados adaptado a cada caso;

  33. Prevenção, identificação, acolhimento e acompanhamento de situações de violência contra idosos, preferencialmente em parceria intersetorial com serviços de assistência social e segurança pública;

  34. Prevenção de acidentes domésticos, quedas e fraturas. 36 Prevenção, identificação, tratamento e acompanhamento de distúrbios nutricionais no adulto e idoso;

  35. Acompanhamento de adultos e idosos em cuidados integrados e continuados, incluindo cuidados paliativos, com orientação aos familiares/cuidadores;

  36. Atendimento das populações em situação de vulnerabilidade, como população vivendo em situação de rua e quilombola;

  37. Atendimento à demanda espontânea com avaliação de risco para adultos e idosos;

  38. Acompanhamento de pessoas com doenças relacionadas ao trabalho;

  39. Atendimento domiciliar de pessoas em situação de restrição ao leito/acamados, com impossibilidade de locomoção, assim como em situações com indicação de avaliação domiciliar pós-óbito ou de resistência ao tratamento;

  40. Prevenção, busca ativa, diagnóstico, tratamento e acompanhamento da pessoa com hanseníase;

  41. Prevenção, rastreamento de sintomáticos respiratórios, diagnóstico, tratamento e acompanhamento da pessoa com tuberculose (tratamento de primeira linha, tratamento diretamente observado, rastreamento em sintomáticos respiratórios e busca de contatos de pacientes com tuberculose pulmonar);

  42. Prevenção, identificação e aconselhamento em relação ao uso abusivo de álcool e outras drogas;

  43. Prevenção, identificação, aconselhamento e tratamento em relação ao tabagismo;

  44. Prevenção, rastreamento, diagnóstico, tratamento e acompanhamento da pessoa com diagnóstico de sífilis, hepatites virais, outras IST e da pessoa vivendo com HIV, com atenção especial a populações-chave;

  45. Rastreamento de neoplasia de cólon e reto em pessoas entre 50 e 75 anos;

  46. Rastreamento e acompanhamento de DM2 em adultos assintomáticos;

  47. Rastreamento e identificação de risco cardiovascular global (RCVG) visando à realização de escore para estratificação de risco cardiovascular;

  48. Identificação, manejo e acompanhamento da pessoa com diabetes mellitus (DM);

  49. Identificação, manejo e acompanhamento da pessoa com hipertensão arterial sistêmica (HAS);

  50. Manejo e acompanhamento da pessoa com doenças cardiovasculares: doença arterial periférica, doença aterosclerótica, dor torácica, insuficiência cardíaca, palpitações e arritmias crônicas, varizes, síndrome pós-trombótica;

  51. Manejo e acompanhamento da pessoa com condições endocrinológicas mais prevalentes: hipotireoidismo, hipertireoidismo, nódulos de tireoide, obesidade e dislipidemia;

  52. Manejo de pessoas com parasitoses intestinais;

  53. Manejo e acompanhamento de pessoas com exposição e agravos a doenças negligenciadas, como raiva, doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose (visceral e cutânea), tracoma e malária;

  54. Manejo de arboviroses (dengue, zika, febre amarela e chikungunya);

  55. Manejo das condições mais prevalentes do aparelho digestivo: dispepsia, refluxo gastroesofágico, alterações de hábito intestinal, gastroenterites, hemorroidas e outras doenças orificiais, dor abdominal, esteatose hepática, alterações laboratoriais hepáticas;

  56. Manejo de doenças crônicas respiratórias mais prevalentes: Asma, DPOC, tosse crônica, apneia obstrutiva do sono, dispneia, nódulos pulmonares;

  57. Manejo das condições neurológicas mais frequentes: cefaleia, síndromes demenciais, síndrome do túnel do carpo, epilepsia, acidente vascular encefálico, doença de Parkinson, vertigem, paralisia facial;

  58. Manejo das condições musculoesqueléticas mais prevalentes: lombalgia, cervicalgia, osteoartrite, dor no ombro, bursite/tendinite, dor no quadril, problemas de mãos/ punhos, dor no joelho, patologias do tornozelo e pé, disfunção temporomandibular (DTM), fibromialgia, osteoporose, gota;

  59. Manejo das condições geniturinárias mais prevalentes: doença renal crônica (pacientes renais crônicos não transplantados), infecção urinária, litíase renal, hiperplasia prostática benigna, incontinência urinária.

  60. Manejo das condições hematológicas mais prevalentes no âmbito da APS: anemia, anemia falciforme, linfonodomegalia periférica, leucopenia, leucocitose, trombocitopenia, trombocitose;

  61. Manejo das condições mais prevalentes em dermatologia: acne, celulites, dermatites, erisipela, escabiose, feridas, furúnculo, herpes simples, herpes zoster, hiperidrose, intertrigo, larva migrans, micoses, miliária, nevos, pediculose, piodermites, doenças das unhas, psoríase, tungíase, urticária, verrugas;

  62. Manejo das condições mais prevalentes em oftalmologia: conjuntivite, hordéolo e calázio e blefarite;

  63. Manejo das condições mais prevalentes em otorrinolaringologia: vertigem, rinossinusite, otite, hipoacusia, amigdalite bacteriana, obstrução nasal, apneia do sono, labirintopatia, epistaxe;

  64. Manejo das condições mais prevalentes em alergia e imunologia: rinite alérgica, eczemas alérgicos, urticária/angioedema, alergia à picada de insetos, alergias alimentares, alergia a medicamentos;

  65. Identificação e manejo da pessoa em situação de sofrimento psíquico e com transtornos mentais mais prevalentes: sofrimento emocional e tristeza, transtornos depressivos, de ansiedade, do espectro obsessivo-compulsivo e/ou pós-traumático, transtornos por uso de substâncias (álcool, tabaco e drogas ilícitas), transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, transtorno do humor bipolar, transtornos psicóticos e ações de prevenção ao suicídio e automutilação;

  66. Prevenção, identificação, tratamento e acompanhamento de situações relacionadas a distúrbios nutricionais (baixo peso, desnutrição, sobrepeso e obesidade);

  67. Rastreamento em saúde da criança: triagem neonatal (teste do pezinho e reflexo vermelho) e identificação precoce de sopros cardíacos;

  68. Suplementação nutricional (vitaminas, minerais) quando indicado;

  69. Prevenção, busca ativa, diagnóstico, tratamento e acompanhamento da criança e adolescente com hanseníase;

  70. Prevenção, rastreamento de sintomáticos respiratórios, diagnóstico, tratamento, acompanhamento e investigação de contactantes da criança e adolescente com diagnóstico de tuberculose;

  71. Acompanhamento da criança com microcefalia / zika vírus;

  72. Prevenção, rastreamento, diagnóstico, tratamento e acompanhamento da criança e adolescente com sífilis, hepatites virais, HIV e outras ISTs;

  73. Prevenção, identificação, aconselhamento e tratamento em relação ao tabagismo;

  74. Prevenção, identificação e aconselhamento em relação ao uso abusivo de álcool e outras drogas;

  75. Prevenção, identificação, acolhimento e acompanhamento de situações de violência contra crianças e adolescentes, preferencialmente em parceria intersetorial com serviços de assistência social e segurança pública;

  76. Prevenção e promoção da segurança da criança e do adolescente contra injúrias físicas;

  77. Acompanhamento de crianças e adolescentes com necessidades de cuidados paliativos, oferecendo orientações aos familiares/cuidadores e demonstrando o que pode ser realizado para conforto da criança/adolescente;

  78. Atendimento domiciliar de crianças e adolescentes acamadas, com impossibilidade de locomoção, em algumas situações pós-óbito ou de resistência ao tratamento;

  79. Identificação e acompanhamento de crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizado e problemas relacionados ao contexto escolar e/ou trabalho infantil;

  80. Identificação e acompanhamento de crianças e adolescentes com deficiências físicas e/ou mentais;

  81. Identificação e manejo de problemas de crescimento e desenvolvimento na infância e adolescência;

  82. Identificação e seguimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade (violência, trabalho infantil, medida socioeducativa, acolhimento institucional, em situação de rua, migrantes e refugiados);

  83. Atendimento à demanda espontânea com avaliação de risco;

  84. Atendimento de urgências/emergências para crianças e adolescentes;

  85. Identificação e manejo dos problemas mais comuns do recém-nascido e lactente: cólicas do lactente, regurgitação e vômitos, constipação intestinal, monilíase oral, miliária, dermatite das fraldas, impetigo, dermatite seborreica, icterícia, problemas do umbigo, hérnia inguinal e hidrocele, testículo retido, displasia do desenvolvimento do quadril;

  86. Identificação e manejo de condições graves de saúde em crianças menores de 2 meses: convulsões, letargia/flacidez, esforço respiratório (tiragem subcostal, batimento de asas do nariz, apneia), gemido/estridor/sibilância, cianose central, palidez intensa, distensão abdominal, peso < 2000g, enchimento capilar lento (>2s), pústulas ou vesículas na pele, manifestações de sangramento (equimoses, petéquias e/ou hemorragias), secreção purulenta do ouvido ou da conjuntiva;

  87. Identificação e manejo dos problemas mais comuns na infância: asma, deficiência de ferro e anemia, parasitoses intestinais, febre, infecções de vias aéreas superiores, excesso de peso em crianças, diarreia aguda, rinite alérgica, eczemas alérgicos, urticária/angioedema, alergia à picada de insetos;

  88. Atendimento aos agravos prevalentes na adolescência: atraso puberal, puberdade precoce, acne, dor escrotal (criptorquidismo, torção testicular, epididimite, varicocele), ginecomastia puberal, dismenorreia, obesidade, vulvovaginites;

  89. Identificação, manejo e acompanhamento do adolescente com hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e/ou com dificuldades na acuidade visual;

  90. Manejo das doenças crônicas respiratórias mais prevalentes;

  91. Atendimento e escuta do adolescente em qualquer situação, mesmo desacompanhado, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente;

  92. Identificação, acompanhamento e atenção integral à adolescente gestante e puérpera;

  93. Identificação, acompanhamento e manejo de crianças e adolescentes em sofrimento psíquico incluindo ações de prevenção ao suicídio com adolescentes;

  94. Abordagem e tratamento da pessoa com alterações em seu pé devido a doenças neuropáticas, como diabetes mellitus (DM) e hanseníase;

  95. Administração de medicamentos por via intradérmica, intramuscular, nasal, ocular, otológica, oral, parenteral, retal, subcutânea e tópica;

  96. Aferição, monitoramento de pressão arterial e realização de glicemia capilar;

  97. Aplicação de ácido tricloroacético - cauterização química de pequenas lesões de pele;

  98. Realização do parto em casos de urgência / emergência, quando não houver possibilidade de remoção para serviços mais adequados em tempo oportuno;

  99. Biópsia/punção de tumores superficiais de pele;

  100. Busca ativa de faltosos e contactantes/parcerias de pessoas com doenças transmissíveis;

  101. Sondagem vesical (de alívio e de demora);

  102. Cirurgia de unha (cantoplastia);

  103. Coleta de exames (urina, fezes, sangue, escarro e linfa);

  104. Coleta de material para realização do citopatológico cérvico uterino;

  105. Colocação de imobilização provisória (bandagens e enfaixamentos);

  106. Cuidados com estomas (digestivos, urinários e traqueais);

  107. Curativos simples e curativos complexos com ou sem coberturas especiais;

  108. Desbridamento autolítico, enzimático ou mecânico;

  109. Drenagem de abscesso;

  110. Drenagem de hematoma subungueal;

  111. Estesiometria (teste de sensibilidade)

  112. Exérese de calosidades;

  113. Exérese de cistos, lipomas e nevos;

  114. Vacinação / administração de vacinas;

  115. Inalação com espaçador e nebulímetro;

  116. Retirada de leite mamário;

  117. Acompanhamento e cuidados a pessoas em tratamento com oxigenioterapia domiciliar;

  118. Realização de Prova do Laço para avaliação de pessoas com quadro clínico suspeito de dengue;

  119. Remoção de cerume de conduto auditivo externo (lavagem otológica);

  120. Remoção não cirúrgica de vermes e parasitas;

  121. Retirada de pontos;

  122. Retirada/remoção de corpo estranho;

  123. Sondagem nasogástrica;

  124. Suturas de lesões superficiais de pele;

  125. Tamponamento da epistaxe;

  126. Terapia de reidratação oral;

  127. Teste rápido para gravidez;

  128. Teste rápido para hepatite B;

  129. Teste rápido para hepatite C;

  130. Teste rápido para HIV;

  131. Teste rápido para sífilis;

  132. Tratamento de feridas;

  133. Tratamento de miíase furunculoide;

  134. Tratamento/cuidado da pessoa com queimaduras (exceto grande queimado);

  135. Utilização de ferramentas de abordagem e orientação comunitária: espaços para abordagem comunitária na unidade de saúde ou outro ponto da comunidade, grupos, realização de oficinas, elaboração de materiais educativos/informativos, territorialização (conhecendo todos os pontos de apoio da comunidade, sejam da saúde ou não), terapia comunitária e utilização dos dados para realização de vigilância epidemiológica;

  136. Verificação de sinais vitais (temperatura (preferencialmente axilar), frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial e dor);

  137. Troca de sonda de cistostomia.

  138. Atendimento Prioritário garantido:

    Conforme a legislação Lei nº 10.048, que garante o atendimento prioritário a pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos. Recentemente, a Lei nº 14.364/2022 estendeu esse direito aos acompanhantes de pessoas com deficiência e idosos. A Lei nº 13.977/2020 também estendeu o atendimento prioritário a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), com mobilidade reduzida e doadores de sangue.

Dúvidas

Coordenador: Altieres Pacheco Araújo Enfermeira Responsável :Caroline Bárbara Barros Marques

Fale Conosco Atendimento: 07h às 18h, de segunda a sexta-feira (66) 3402-2077
Como Chegar Prefeitura Municipal de Barra do Garças Rua Carajás, 515, setor Sul II, CEP: 78600-907